quinta-feira, 23 de março de 2017

Paulo Kretly realiza circuito de palestras em Beira – Moçambique


Na última semana, Paulo Kretly, CEO da FranklinCovey Brasil, participou do circuito de palestras para colaboradores e universitários de grandes empresas e universidades sediadas em Beira – Moçambique, sobre a melhoria de desempenho e práticas de execução nas suas atividades.
“O principal objetivo da FranklinCovey é fazer com que os colaboradores das organizações possam melhorar o seu comportamento, tornando-se mais eficazes e pensando de maneira mais produtiva, obtendo resultados mais efetivos para as empresas. ” Paulo Kretly Ceo da FranklinCovey Brasil.
Um dos temas abordados foi Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, baseado no best-seller de negócios com mais de 30 milhões de cópias vendidas no mundo todo de Stephen Covey. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes traz hábitos e práticas eficazes para eficácia duradoura.
Paulo falou exclusivamente para a emissora de rádio Cidade FM em Beira.

Download: we.tl/gUUgPw2xka

Sobre a FranklinCovey
A FranklinCovey é uma empresa global, especializada na melhoria de performance, ajuda as organizações a alcançarem resultados que requerem mudança de comportamento humano, com atuação em 161 países.




sexta-feira, 10 de março de 2017

A importância do Aprendizado Constante


Em que altura da vida podemos dizer que nada mais temos a aprender? Se a pergunta for feita a uma Figura de Transição, a resposta será uma só: um enfático e categórico “nunca”. As oportunidades de aprendizado nos são oferecidas a cada momento, o tempo todo. Aprendemos com nossos pais e com nossos filhos, com nossos superiores e com nossos subalternos, com um grande erudito e com um mendigo que cruza nosso caminho, com um acontecimento feliz e com um infortúnio, com uma realização e com uma frustração, com uma derrota e com uma conquista. Aprendemos toda vez que nos damos ao trabalho de pensar sobre o que determinado momento nos trouxe, o que nos ensinou que ainda não sabíamos, o que nos mostrou a respeito dos outros e de nós mesmos, e que antes ignorávamos. E esse processo é tão longo quanto a vida.
O aprendizado requer disposição e esforço. O caminho mais curto e certo para a estagnação é perder a disposição de aprender, seja pela arrogância de achar que já sabe tudo, seja pela enganosa convicção de que é tarde demais para adquirir um novo conhecimento. A acomodação é outra inimiga do aprendizado, pois paralisa o segundo requisito necessário para que ele ocorra: o esforço. É preciso esforçar-se para manter a mente aberta ao novo, para não se deixar limitar pelos preconceitos e opiniões preconcebidas. E também é preciso esforço para ampliar as oportunidades de aprendizado, reservando tempo para as leituras, para as conversas e atividades instrutivas, para se atualizar e aprofundar seu conhecimento. Não estou me referindo apenas ao conhecimento necessário à sua profissão, mas a todos os aspectos de sua vida, por exemplo, conhecer mais a fundo sua esposa ou seu marido – acreditar que já sabemos tudo sobre nosso parceiro é um erro fatal em qualquer relacionamento. Outro equívoco é negligenciar o autoconhecimento: uma série de frustrações, angústias e motivações. Conhecê-las também é um aprendizado constante, talvez o mais árduo de todos.
Uma frase atribuída a Confúcio diz:

O verdadeiro conhecimento consiste em sabermos a extensão de nossa ignorância.

Sócrates chegou à mesma conclusão. Certa vez, alguém perguntou ao oráculo de Delfos se o filósofo grego era de fato o mais sábio entre todos os sábios, e a resposta havia sido afirmativa. Ao saber disso, Sócrates decidiu comprovar a afirmação e se pôs a conversar com pessoas que eram tidas como grandes sábias. “Todas me pareceram tão cheias de si”, contou Sócrates, “tão seguras de suas verdades e certezas que, se sou de fato mais sábio do que elas, é pela simples razão de que sei de que não sei aquilo que elas acham que sabem”.

Como nos sugere o filósofo com toda a sua perspicácia e sabedoria, a admissão de que ainda temos muito a aprender é o primeiro passo para transformarmos nossa vida em um constante aprendizado. A consciência desse fato enriquece nossas vidas, ampara nossas escolhas e direciona nossas ações. A importância de aprender sempre é tamanha que Stephen R. Covey, autor do best-seller Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes e 8° Hábito, a coloca entre as quatro necessidades básicas do ser humano – as demais serão afetadas. O aprendizado, porém, está presente em todas: aprendemos a viver, a amar, a deixar um legado e, até mesmo, aprendemos a aprender. 

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Detox da caixa de entrada: Uma ajuda para quem está atolado de e-mails


Então, por onde começar? Você pode estar pensando: “Tenho milhares de e-mails e vou levar uma eternidade para organizar isso tudo”. Se estiver se sentindo sobrecarregado com sua caixa de entrada e precisar tomar uma ação drástica, siga o plano de três passos para botar ordem na casa e retomar o controle de seus e-mails. Deve levar mais ou menos duas horas, é mais fácil do que você imagina e definitivamente o esforço vale a pena.
Passo 1: Crie uma subpasta em sua caixa de entrada com o nome Detox.
Passo 2: Selecione tudo da caixa de entrada, fora as últimas duzentas mensagens, e transfira tudo para a pasta Detox. Agora você só tem duzentas mensagens na sua caixa de entrada.
Passo 3: Repasse os duzentos e-mails que sobraram e tome uma das ações a seguir:
  • Delete os e-mails.
  • Crie uma regra para lidar com eles no futuro.
  • Transforme-os em compromissos, tarefas, contatos ou anotações para trabalhar neles mais tarde… e depois não deixe de deletá-los!

Ou
  • Responda-os na hora, se puder fazer isso em um minuto ou menos.
Não deve levar muito tempo para você dar conta dessas duzentas mensagens, porque por enquanto você só estará lhes dando um destino. Não estará efetivamente fazendo nada com elas a menos que isso possa ser resolvido em um minuto ou menos. Ao seguir esses três passos, você terá limpado a sua caixa de entrada e configurado algumas regras básicas para manter a sua caixa de entrada limpa.
Se, por algum motivo, você precisar encontrar um e-mail de sua pasta Detox, poderá procurá-lo nela. (Não era justamente isso o que você já estava fazendo antes?) É bem possível que você não precise fazer isso muitas vezes, então acabará com uma caixa de entrada limpa, podendo assim recomeçar do zero!
Para não perder o controle de sua caixa de entrada, é importante reservar um horário regular para administrar seus e-mails e configurar sistematicamente novas regras para as mensagens à medida que as recebe. Em pouco tempo, você terá uma caixa de entrada bastante funcional, digna de um ninja, trabalhando em seu favor.


quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Somos vítimas de uma crise de energia pessoal

Em meio a todas as decisões que vêm em sua direção e às distrações a seu redor, que prendem sua atenção, você acha difícil pensar com clareza no trabalho? Sente-se esgotado na maior parte do tempo? Você se vê usando estimulantes como café ou bebidas energéticas só para conseguir chegar ao fim do dia? Já terminou seu dia ou semana de trabalho tão exausto que desabou no sofá, sem energia alguma para dedicar às pessoas ou atividades que adora?
Uma vida produtiva é uma vida consciente, e isso requer energia mental. No entanto, com a enxurrada irrefreável de coisas viabilizadas pela tecnologia que chegam a nós, não raro nos sentimos tão exaustos e exauridos que somos obrigados a encarar nossa crise de energia pessoal. Somos incapazes de reunir a energia mental necessária para pensar com clareza e, para profissionais do conhecimento, isso é um grande problema.

A gestão da energia não diz respeito apenas à energia física, embora também seja importante; refere-se à energia bruta necessária para realizar o trabalho mental. Também nesse caso, não estamos falando só em termos metafóricos, mas de uma realidade biológica e neurológica. Seu cérebro precisa de certos elementos para funcionar bem, como glicose e oxigênio, e uma série de fatores afeta o suprimento desses elementos. Nosso ambiente de trabalho, porém, é extremamente hostil a nosso cérebro. Como o cientista cognitivo John Medina observa, nossos escritórios sedentários e divididos em cubículos dos dias de hoje constituem “ambientes de trabalho anticérebro quase perfeitos”. Isso pode ser dito mesmo quando nos vemos trabalhando cada vez mais em funções de alta complexidade, que exigem grande esforço mental.

Nossa atenção está sob um ataque sem precedentes


Se o número de decisões que precisamos tomar fosse o único problema, poderíamos nos safar com relativa facilidade. Contudo, um segundo desafio se acumula sobre o primeiro: enquanto tentamos lidar com a enxurrada de novas decisões a tomar, nossa atenção é vítima de um ataque sem precedentes. Todos os bipes, vibrações e banners que invadem nosso espaço mental impõem um alto custo a nossa capacidade de nos concentrarmos no que realmente importa.
Até a tecnologia pessoal pode se transformar em território inimigo. Se você já entrou no Google para pesquisar algo importante e, 45 minutos depois, se pegou assistindo a vídeos ou lendo coisas sem qualquer valor, então entende como é fácil nos distrairmos sem perceber.
Os profissionais de marketing sabem explorar com maestria nossas tendências naturais à distração. Pense nos milhões de dólares e dezenas de milhares de horas gastos tentando prender sua atenção por apenas 30 breves segundos durante um comercial do SuperBowl ou da Copa do Mundo. O mesmo dinheiro e empenho são gastos todos os dias na internet, com os profissionais de marketing criando anúncios vibratórios, dançantes e barulhentos só para prender nossa atenção por tempo suficiente para instigar nosso interesse em algo que eles estão tentando vender. Nosso amplo ecossistema midiático, que inclui notícias, propagandas e os próprios programas transmitidos, é basicamente um campo de batalha por seu recurso mental mais valioso: a atenção. Essa batalha é alimentada por dólares, euros, ou yuans, e as apostas são altas. Não faltam incentivos aos anunciantes para fazer o que puderem para chamar nossa atenção, mesmo que por um breve momento.
Entretanto, é difícil passar muito tempo prestando atenção a algo, e isso se aplica tanto a indivíduos como a organizações. E, quando prestamos atenção a alguma coisa, devemos nos conscientizar de que isso sempre tem um custo. Prestar atenção a algo requer um investimento de energia. E não dizemos isso só em sentido figurado. É um fato biológico e neurológico. Como a atenção requer esforço, é muito mais fácil deixar o cérebro se distrair com coisas menos importantes.

O resultado é que, se não tomarmos cuidado, podemos entrar no piloto automático mental, indo de uma coisa estimulante e distrativa a outra e deixando passar o que é importante, as coisas que fazem com que nossos dias, nossa vida e nossos relacionamentos sejam extraordinários.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Por que buscar o extraordinário?


Muitas pessoas nos dizem: “Eu não quero ser extraordinário, só quero ser capaz de levar uma vida normal, em paz! ”

Com todos os desafios da vida e tudo o que temos de fazer, é relevante perguntar por que deveríamos almejar o extraordinário.
Vamos lembrar o que queremos dizer com extraordinário. Trata-se de ir para a cama ao fim de cada dia com um sentimento de satisfação e realização. Trata-se de realizar aquelas coisas que agregam o máximo valor a seu trabalho e a sua vida.
Quando usamos a palavra extraordinário, não queremos dizer:
·         Um padrão perfeccionista e impossível que você tenta atingir movido pela culpa.
·         A maneira como outra pessoa acha que sua vida e seus dias devem ser.
·         A satisfação de todos os caprichos dos outros em vez de fazer o que mais importa para você.
·         O sentimento de que você precisa se destacar dos outros, competindo com eles.

Simplesmente nos referimos às coisas que, em nossa opinião, devem criar o maior valor em nossa vida nesse exato momento.
Por que, então, usamos a palavra extraordinário? O termo implica algo fora do comum, algo não ordinário, não é mesmo?
Sim. É isso mesmo.
Por nossa experiência, muitas pessoas levam a vida sem fazer uma pausa para esclarecer o que mais importa para elas. Em vez de tomarem decisões conscientes com base no esclarecimento do que mais importa, elas são controladas por atividades urgentes.

O que acaba acontecendo é que elas não têm um senso de satisfação no fim do dia. Ao contrário, sentem-se desconfortáveis e incompletas em relação à própria vida e ao que estão fazendo. Ficam se perguntando como podem levar uma vida tão ocupada e mesmo assim sentir que não realizaram nada. As pessoas em geral tentam abafar esses sentimentos levando uma vida ainda mais ocupada. O principal objetivo deste texto é ajudá-lo a definir o que mais importa para você e buscar atingir isso de maneira sistemática e consciente.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Comece traçando pequenas metas para alcançar grandes resultados em 2017


Sempre iniciamos um ano com um sentimento de renovação, no qual programamos com entusiasmo mudanças e promessas de adotar novos hábitos. No entanto, fazendo um balanço de 2016, você estipulou metas e acabou as abandonando por falta de força de vontade? Se isso aconteceu, você não está sozinho.

Iniciar com pequenos planos pode ser um bom caminho para se ter sucesso. Cumprir um objetivo pequeno é mais fácil do que tentar realizar aquela lista enorme que costumamos traçar e que acaba causando frustração por não ter sido concluída. Sugiro começar “pequeno”, pois a cada meta concluída construímos confiança em nós mesmos e adquirimos força para fazer mais.

Um passo fundamental ao planejar e organizar uma meta é definir o que é mais importante para você, pois nossos objetivos devem estar alinhados àquilo que realmente é significativo para nós, ou não teremos paixão e disciplina para nos comprometer com eles. Ou seja, deve estar de acordo com nossos princípios. 

Assim como os atletas adotam disciplinas de treinamento para obterem boa performance em suas competições, também é preciso ter disciplina para ser bem sucedido em uma meta. Seja ela para uma mudança na carreira, iniciar um investimento, ingressar em uma especialização, fazer um intercâmbio e porque não reduzir aqueles quilos da balança?

Uma boa maneira de atingir um objetivo é trabalhá-lo em uma base semanal. Por exemplo, se você está definindo uma meta de reduzir o número de bebidas ricas em açúcar que consome, decida no início da semana quantas bebidas você vai reduzir em sua dieta naquele período. Se você for rápido demais e eliminar todas as bebidas de uma única vez, você pode simplesmente desistir porque não está emocionalmente, mentalmente e fisicamente preparado para isso. Então, comece pequeno. Faça uma promessa e mantenha-a. E logo você irá ampliar a sua confiança e capacidade de disciplinar-se para alcançar outros objetivos.

É preciso ter coragem para promover mudanças. À medida que alguém muda seu comportamento, descobre que sobra mais tempo para realizar trabalhos importantes, criativos e alcançar novas metas. As mudanças não são complicadas e sempre vale a pena tentar. O segredo está em ter disciplina para adotar uma nova rotina.

Muitas vezes, quebramos nossas promessas por acreditar que não vamos conseguir mudar e que somos assim mesmo, da forma como nos encontramos atualmente.
As pessoas bem-sucedidas são aquelas que sabem utilizar seu tempo para perseguir, da forma mais eficiente possível, os objetivos que traçaram para si. Quem não se disciplina o suficiente para elaborar e seguir seus planejamentos acaba tornando-se refém dos contratempos, escravo do relógio e da frustração de não atingir suas metas.


É muito mais útil reavaliar a forma como você está planejando suas atividades, de maneira que seu tempo seja aproveitado eficazmente. O mesmo vale para seu tempo livre e ao destinado à família. Não planejá-lo é a melhor forma de desperdiçá-lo. É preciso lembrar que todo o planejamento que fazemos – desde o planejamento das atividades diárias até as metas de longo prazo – é parte de algo maior, que é o planejamento da própria vida.