sexta-feira, 12 de agosto de 2016

QUAIS OS PAPÉIS MAIS IMPORTANTES QUE VOCÊ TEM NA VIDA HOJE?

A vida acontece segundo as funções, ou seja, os papéis que assumimos. É por meio deles que desenvolvemos relacionamentos e que realizamos todas as atividades que fazem de nós seres humanos.
Os papéis são tão fundamentais para a identidade humana que, diante da pergunta “Quem é você? ”, as pessoas sempre respondem no que se refere a papéis: “Sou engenheiro”, “Sou casado com a Jane”, “Sou ciclista”, “Sou um amigo”. Mesmo quando a resposta é uma lista de traços de personalidade, como “Sou tímido” ou “Sou uma pessoa que adora se divertir”, essas características sempre se manifestam no contexto dos papéis.
A ideia é manter todos eles em equilíbrio. O modo como cada um se expressa em sua vida afeta todos os demais papéis. Se você está passando por dificuldade no trabalho, por exemplo, isso pode afetar seu humor e seu comportamento em casa. Se algo está errado em sua vida pessoal, por sua vez, fica mais difícil ter sucesso no trabalho ou em outros papéis.
Nosso cérebro organiza as informações em categorias naturalmente, de modo que faz todo o sentido organizar a vida no que se refere a papéis.
Quantos papéis você tem em sua vida nesse exato momento? Dez? Quinze? Você é um gestor? Um funcionário? Um líder de projeto? Um pai ou mãe? Uma filha ou filho? Um irmão ou irmã? Um vizinho? Um voluntário? Um ativista? Um arquiteto? Um artista? Um atleta? Um ambientalista? Um treinador? Um parceiro? Um sócio? E o que dizer do papel de cuidar de si mesmo? Quais são os diferentes papéis e relacionamentos de sua vida? Será que é realmente possível ser extraordinário em todos eles?

Uma das ações mais eficazes do Q2 que podemos empreender é estreitar o foco. Reserve um tempo para identificar alguns poucos papéis mais importantes de sua vida hoje, avaliar seu desempenho em cada um deles e determinar como seria atingir o sucesso em cada papel. Isso dará a seu cérebro as metas que ele precisa para melhorar bastante as decisões que você toma todos os dias.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário