quinta-feira, 1 de setembro de 2016

ESTIMULAR A CRIATIVIDADE DE SEUS COLABORADORES NÃO É UMA POSSIBILIDADE, É UM DEVER

Ao afirmar que “pensar é uma habilidade que pode ser aprendida”, o trecho nos induz a outro aspecto digno de reflexão: também cabe a nós a responsabilidade de incentivar o pensamento criativo daqueles que nos cercam. É função dos pais estarem atentos às manifestações de criatividade dos filhos, estimulando-os e propici
ando-lhes condições favoráveis para que essas manifestações floresçam e facilitem o desenvolvimento de talentos.

Num ambiente profissional, é função do líder estimular a criatividade de seus funcionários e colaboradores. E esse estímulo deve transparecer inclusive em seu modo de conversar com os membros de sua equipe. Se alguém lhe trouxer uma ideia e você se limitar a dizer que isso não funciona, estará jogando um balde de água fria em seu interlocutor. Por outro lado, o fato de você achar que não funciona significa que o autor da ideia não seja capaz de encontrar soluções par fazê-la funcionar, caso se sinta encorajado o suficiente. Experimente dizer algo como: “Você já pensou em como poderia solucionar tais e tais aspectos referentes à sua ideia? ” Se a ideia for de fato inviável, o próprio autor acabará percebendo isso por si próprio, sem se sentir humilhado ou rejeitado. E não se sentirá constrangido em voltar a procurá-lo com novas ideias, ou com novas soluções para viabilizar a ideia anterior. Lembre-se: o primeiro requisito para se ter uma equipe criativa é não subestimar a criatividade de ninguém. Reflita sobre o modo como você está lidando com as ideias e sugestões de seus colaboradores.

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