Ao afirmar que “pensar é uma
habilidade que pode ser aprendida”, o trecho nos induz a outro aspecto digno de
reflexão: também cabe a nós a responsabilidade de incentivar o pensamento
criativo daqueles que nos cercam. É função dos pais estarem atentos às
manifestações de criatividade dos filhos, estimulando-os e propici
Num ambiente profissional, é
função do líder estimular a criatividade de seus funcionários e colaboradores. E
esse estímulo deve transparecer inclusive em seu modo de conversar com os
membros de sua equipe. Se alguém lhe trouxer uma ideia e você se limitar a
dizer que isso não funciona, estará jogando um balde de água fria em seu
interlocutor. Por outro lado, o fato de você achar que não funciona significa
que o autor da ideia não seja capaz de encontrar soluções par fazê-la
funcionar, caso se sinta encorajado o suficiente. Experimente dizer algo como: “Você
já pensou em como poderia solucionar tais e tais aspectos referentes à sua ideia?
” Se a ideia for de fato inviável, o próprio autor acabará percebendo isso por
si próprio, sem se sentir humilhado ou rejeitado. E não se sentirá constrangido
em voltar a procurá-lo com novas ideias, ou com novas soluções para viabilizar
a ideia anterior. Lembre-se: o primeiro requisito para se ter uma equipe
criativa é não subestimar a criatividade de ninguém. Reflita sobre o modo como
você está lidando com as ideias e sugestões de seus colaboradores.
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