quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Comece traçando pequenas metas para alcançar grandes resultados em 2017


Sempre iniciamos um ano com um sentimento de renovação, no qual programamos com entusiasmo mudanças e promessas de adotar novos hábitos. No entanto, fazendo um balanço de 2016, você estipulou metas e acabou as abandonando por falta de força de vontade? Se isso aconteceu, você não está sozinho.

Iniciar com pequenos planos pode ser um bom caminho para se ter sucesso. Cumprir um objetivo pequeno é mais fácil do que tentar realizar aquela lista enorme que costumamos traçar e que acaba causando frustração por não ter sido concluída. Sugiro começar “pequeno”, pois a cada meta concluída construímos confiança em nós mesmos e adquirimos força para fazer mais.

Um passo fundamental ao planejar e organizar uma meta é definir o que é mais importante para você, pois nossos objetivos devem estar alinhados àquilo que realmente é significativo para nós, ou não teremos paixão e disciplina para nos comprometer com eles. Ou seja, deve estar de acordo com nossos princípios. 

Assim como os atletas adotam disciplinas de treinamento para obterem boa performance em suas competições, também é preciso ter disciplina para ser bem sucedido em uma meta. Seja ela para uma mudança na carreira, iniciar um investimento, ingressar em uma especialização, fazer um intercâmbio e porque não reduzir aqueles quilos da balança?

Uma boa maneira de atingir um objetivo é trabalhá-lo em uma base semanal. Por exemplo, se você está definindo uma meta de reduzir o número de bebidas ricas em açúcar que consome, decida no início da semana quantas bebidas você vai reduzir em sua dieta naquele período. Se você for rápido demais e eliminar todas as bebidas de uma única vez, você pode simplesmente desistir porque não está emocionalmente, mentalmente e fisicamente preparado para isso. Então, comece pequeno. Faça uma promessa e mantenha-a. E logo você irá ampliar a sua confiança e capacidade de disciplinar-se para alcançar outros objetivos.

É preciso ter coragem para promover mudanças. À medida que alguém muda seu comportamento, descobre que sobra mais tempo para realizar trabalhos importantes, criativos e alcançar novas metas. As mudanças não são complicadas e sempre vale a pena tentar. O segredo está em ter disciplina para adotar uma nova rotina.

Muitas vezes, quebramos nossas promessas por acreditar que não vamos conseguir mudar e que somos assim mesmo, da forma como nos encontramos atualmente.
As pessoas bem-sucedidas são aquelas que sabem utilizar seu tempo para perseguir, da forma mais eficiente possível, os objetivos que traçaram para si. Quem não se disciplina o suficiente para elaborar e seguir seus planejamentos acaba tornando-se refém dos contratempos, escravo do relógio e da frustração de não atingir suas metas.


É muito mais útil reavaliar a forma como você está planejando suas atividades, de maneira que seu tempo seja aproveitado eficazmente. O mesmo vale para seu tempo livre e ao destinado à família. Não planejá-lo é a melhor forma de desperdiçá-lo. É preciso lembrar que todo o planejamento que fazemos – desde o planejamento das atividades diárias até as metas de longo prazo – é parte de algo maior, que é o planejamento da própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário